QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE

O nosso peixe

Robalo

Dicentrarchus labrax ou habitualmente robalo é caracterizado pelo seu corpo alongado, flancos acinzentados sem manchas negras e dorso mais escuro. Espécie litoral, que podo penetrar nos estuários.

Os juvenis formam cardumes em conjunto com outras espécies e os adultos vivem solitários. Reproduz-se de Janeiro a Abril. Alimenta-se de crustáceos, peixes e moluscos.

O Robalo é um peixe fonte de proteína e vitamina D e fornece ainda uma quantidade significativa de tiamina (B1), Niacina, vitamina B6, vitamina B12, potássio e fósforo. Desta forma é um alimento muito completo e saudável, que se encontra muito presente na mesa dos portugueses.

Dourada

Também conhecida como Sparus aurata é reconhecida pela sua mancha dourada entre os olhos. Cor acinzentada dorsalmente, prateada no ventre. Banda longitudinal negra sobre a dorsal.

Espécie demersal, que habita nos fundos arenosos e rochosos, tal como zonas costeiras. Reproduz-se de Outubro a Dezembro e, apesar de desovar no mar, os juvenis procuram a proteção dos estuários para se desenvolverem. 

A Dourada é um peixe com alto teor de proteína, de ómega – 3 e vitaminas D e fonte de B12, que fornece uma quantidade significativa das vitaminas B6, tiamina, niacina e dos minerais potássio e fósforo.

Faz parte integrante da gastronomia portuguesa devido ao seu sabor único e textura irresistível.